top of page

 

Qual o efeito das águas com dióxido de carbono sobre os calcários?

 

Esta experiência foi realizada no dia 24 de fevereiro de 2016, e este teve como objetivo conseguir descobrir o efeito do dioxido de carbono nos calcários. Aqui montou-se 4 tubos de ensaio, que o  tubo A possuia água destilada;Tubo B sendo constituido por água e calcite reduzida a pó e o C com água, calcite e Dióxido de carbono com o sopro de uma palhinha, que posteriormente é aquecida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No tubo A, com a elevada temperatura ocorreu a precipitação do carbonato de cálcio. No segundo pode se verificar que o calcario não dissolveu na água, sendo mais denso. No C verifica-se que o calcario ao reagir com o CO2  e dissolve-se com água.

 

O calcário é uma rocha sedimentar constituída por calcite (carbonato de cálcio), incluindo, por vezes, também carbonato de magnésio. Este, pode conter, no entanto, outros minerais de carbonato como é o caso da aragonite e a dolomite, encontrando-se este último mais na pedra calcária dolomítica.
A grande parte das rochas de precipitação química é de natureza carbonatada. A água meteórica não é pura, mas sim uma solução diluída de ácido carbónico. Este é um ácido fraco resultante da combinação da água com o dióxido de carbono existente na atmosfera. As águas pluviais sendo ácidas reagem com os calcários, formando-se hidrogenocarbonato de cálcio, solúvel na água.

FIG.1-efeito do calcario nos tubos de ensaio, em que no C, após aquecido, alterou-se

bottom of page