BIOLOGIA E GEOLOGIA
11ºANO
Qual é a importância do NaCl na deposição de materiais argilosos?
Esta experiência foi realizada no dia 02 de março de 2016, e este teve como objetivo verificar a importância do cloreto de sódio na deposição de materiais argilosos.
Colocou-se, aproximadamente, 1ml de argila em 2 tubos de ensaio e com o auxílio de uma pipeta, depositou-se 5ml de água no primeiro tubo de ensaio. Num gobelé, deitou-se 5ml de água e Nacl, onde se misturou até saturar, deitando-o no segundo tubo de ensaio.
No tubo de ensaio onde se misturou a argila com a solução de NaCl, verificou-se que a sedimentação ocorreu mais rapidamente. Tal facto deve-se à ocorrência de floculação, em que todas as partículas se unem, formando flocos de maiores dimensões e, consequentemente, com maior massa, depositando-se com maior velocidade.
Deste modo, é possível concluir que o NaCl é um elemento muito importante na deposição de materiais argilosos, uma vez que acelera o processo de sedimentação, dado que a floculação ocorre devido à sua influência, formando depósitos (devido à actuação da força gravítica), que depois evoluem para rochas argilosas.
As rochas argilosas são constituídas por minerais de argila resultantes da meteorização química de vários materiais. Têm granulometria muito fina e são transportados pelas águas de escorrência e pelos cursos de água, por vezes até grandes distâncias do local de origem. Depositam-se em várias zonas nomeadamente junto à foz dos rios, ou são mesmo levadas até ao mar, onde formam depósitos que depois evoluem para rochas argilosas.
FIG.1-Tubo1-água+argila.
Tubo 2- água+argila+NaCl