top of page
Terremoto de 6,8 graus atinge Papua Nova Guiné

Bangcoc - Um terremoto de magnitude 6,8 graus, segundo dados preliminares, sacudiu nesta quinta-feira a ilha de Nova Bretanha Oriental, no nordeste de Papua Nova Guiné, sem que se tenha declarado alerta de tsunami ou informações sobre vítimas.

O serviço geológico dos Estados Unidos, que registra a atividade sísmica no mundo todo, localizou o epicentro a 60 quilômetros de profundidade e a 131 quilômetros de Kokopo, capital de Nova Bretanha Oriental.

A ilha de Nova Guiné, cuja metade ocidental pertence à Indonésia, fica sobre o Anel de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica que é sacudida ao ano por cerca de 7.000 tremores, a maioria moderados.

Um tremor de 7 graus aconteceu em 1998 no mar de Bismarck, no leste de Papua Nova Guiné, e originou uma onda gigante que arrasou dezenas de aldeias e matou mais de 2.200 pessoas.

Fonte:http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/terremoto-de-6-8-graus-atinge-papua-nova-guine

O terremoto, também conhecido como abalo sísmico, caracteriza-se com um tremor passageiro que ocorre na superfície da Terra. Esses fenômenos naturais podem ser desencadeados por vários fatores como atividades de um vulcão, falhas na geologia e especialmente pelo choque de placas tectônicas diferentes.

De acordo com a teria da Deriva Continental, as crostas terrestres são camadas rochosas fragmentadas. Elas vão possuir vários blocos que chamamos de placa litosférica ou placa tectônica. Esse grande bloco em movimento pode se afastar das zonas de convergência ou se aproximar e daí originar outra zona de convergência. Nessas zonas de convergência podem ocorrer encontros, também conhecidos como colisões. As placas diferentes ou mesmo as subducções: quando um placa mais densa acaba mergulhando em outra menos densa. Esse fato produz acúmulos de pressão e descargas energéticas que se propagam em forma de onda sísmica e temos então a caracterização do terremoto.


bottom of page