BIOLOGIA E GEOLOGIA
11ºANO
Processos de Reprodução Assexuada
Esta experiência foi realizada no dia 21 de outubro de 2015, e este teve como objetivo conseguir observar e distinguir os processos de reprodução assexuada.
Neste trabalho sobre a Reprodução Assexuada concluímos que esta é uma reprodução sem gâmetas e sem fecundação, existindo apenas um único progenitor. Este tipo de reprodução tem a vantagem de se reproduzirem muito rapidamente.
Concluímos que os fungos podem-se reproduzir assexuadamente por esporulação, ou seja, a germinação dos esporos, dando origem a novos indivíduos.
Os fungos se reproduzem em ciclos assexuais, sexuais e parassexuais. A reprodução assexuada ocorre através de brotamento, fragmentação e produção de conídios. A reprodução sexuada culmina na produção de basidiósporos, no caso de basidiomicetos.A reprodução parassexuada consiste na fusão de hifas e formação de um heterocarion que contém núcleos haplóides. Apesar de ser raro, o ciclo parassexual é importante na evolução de alguns fungos.
E as leveduras podem-se reproduzir assexuadamente por gemulação, ou seja, multiplicação das leveduras, formando um pequeno gomo, dando origem a novos indivíduos.
Como células simples, as leveduras crescem e se reproduzem mais rapidamente do que os bolores. Também são mais eficientes na realização de alterações químicas, por causa da sua maior relação área/volume.
As leveduras também diferem das algas, pois não efectuam a fotossíntese, e igualmente não são protozoários porque possuem uma parede celular rígida. São facilmente diferenciadas das bactérias em virtude das suas dimensões maiores e de suas propriedade morfológicas.
FIG.2-Observação do bolor do pão Ampliação- 100 x
FIG.3-Observação do bolor do pão
Ampliação- 400 x
FIG-1-Observação do bolor do pão Ampliação- 40 x
FIG.5-Observação de levaduras do vinho
FIG.6-Ampliação- 40 x
Observação de levaduras do vinho
Ampliação- 1000 x
FIG.4-Observação de esporângios do bolor do pão à lupa