BIOLOGIA E GEOLOGIA
11ºANO
Suplementação de leucina aumenta síntese proteica pós-exercício
Pesquisadores norte-americanos publicaram um estudo na revista The American Journal of Clinical Nutrition mostrando que a suplementação de aminoácidos essenciais (Qual a classificação mais recentemente aceita para os aminoácidos?) enriquecida de leucina aumenta a síntese proteica muscular pós-exercício.
Este foi um estudo cruzado e randomizado, que avaliou a suplementação de aminoácidos essenciais com duas diferentes concentrações de leucina na síntese de proteína muscular após exercício moderado, caracterizado pela realização de bicicleta ergométrica durante 60 minutos a 60% do VO2 máximo.
Oito adultos saudáveis receberam durante o exercício bebidas isonitrogenadas contendo 10g de aminoácidos essenciais em diferentes teores de leucina: uma enriquecida com 3,5g de leucina e outra contendo 1,87g.
O metabolismo de aminoácidos foi determinado após o exercício pela infusão de fenilalanina contendo isótopos 2H5- e [1-13C]-leucina, capazes de avaliar a incorporação intracelular dos aminoácidos. Os pesquisadores verificaram que a síntese proteica muscular foi 33% maior (p < 0,05) após o consumo da bebida enriquecida de leucina.
“Estes dados demonstram que o aumento da disponibilidade de leucina durante o exercício promove o anabolismo da proteína do músculo esquelético e reposição de proteína endógena. Estudos futuros são necessários para determinar os mecanismos moleculares e se os efeitos observados são influenciados pela intensidade do exercício ou outros nutrientes”, destacam os autores.
“Nossas descobertas indicam que o aumento do teor de leucina nos suplementos proteicos pode ser promissor para as populações suscetíveis à perda de massa muscular, como a caquexia e sarcopenia, devendo ser explorados nos próximos estudos”, concluem.
Fonte:http://www.nutritotal.com.br/notas/?acao=bu&id=518
A síntese de proteínas é um processo rápido, que ocorre em todas as células do organismo, mais precisamente, nos ribossomas, organelas encontradas no citoplasma e no retículo endoplasmático rugoso. Esse processo pode ser dividido em três etapas: Transcrição, Ativação de aminoácidos e Tradução
Atraves do exercício físico há produção da leucina que aumentará a síntese de proteinas
A leucina é um dos aminoácidos essenciais que pertence à categoria dos BCAA, ou seja, aos aminoácidos de cadeia ramificada. Os aminoácidos são moléculas orgânicas formadas por um grupo carboxílico (COOH), um grupo amino (NH2), uma molécula de hidrogénio (H) e um grupo radical, todos interligados através de um átomo de carbono central. O grupo radical varia consoante o aminoácido.
Como este aminoácido não é sintetizado pelo organismo, tem de ser obtido exclusivamente através da alimentação ou de suplementos alimentares. A leucina está presente essencialmente em alimentos como: frutos secos, arroz, trigo integral, queijo, frango e peixe.