top of page
Deslizamento de terra engole casas e mata 24 nos EUA

Um deslizamento ocorrido perto de Oso, no estado de Washington, nos EUA, engoliu casas, uma estrada e resultou em 24 mortes confirmadas. No entanto, mais de 100 pessoas continuam desparecidas.

A lama soterrou em poucos segundos 49 imóveis do pequeno povoado, onde vivem aproximadamente 200 pessoas e que está a 60 quilômetros de Seattle, uma das principais cidades do país.

O presidente dos EUA, Barack Obama, assinou uma declaração de emergência para acelerar a resposta ao acidente.
As autoridades consideram que as fortes chuvas e a geologia da região foram as principais causas do acidente, que teria consequências menos graves, segundo especialistas consultados pela imprensa local, se houvesse um trabalho de prevenção junto à população e se os imóveis fossem construídos com materiais de melhor quali

dade.

Fonte:http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/deslizamento-de-terra-engole-casas-e-mata-24-nos-eua

Os deslizamentos de terra, assim como as avalanches, podem ocorrer naturalmente ou como resultado de atividades humanas. Os gatilhos meteorológicos podem algumas vezes a causa do afundamento ou deslizamento de terra e do solo que acontece durante um deslizamento. Diferentemente da maioria das avalanches, os deslizamentos de terra podem ser muito lentos.

Em geral, os deslizamentos de terra são definidos como grandes quantidades de rocha e terra que se movem por uma encosta de terra sob a força da gravidade da Terra. O gatilho e o tipo de deslizamento de terra muitas vezes determinam a velocidade.

Por exemplo, um deslizamento de terra de detritos geralmente é causado quando uma encosta instável, com muitas plantas, é rapidamente saturada com água. A saturação pode ocorrer tanto por meio de inundação de um rio ou uma corrente de água próxima quanto por meio de precipitação intensa. O campo de detritos pode se mover muito rapidamente (até 20 km/h) e pode acelerar à medida que coleta mais detritos em seu caminho morro abaixo.

bottom of page