BIOLOGIA E GEOLOGIA
11ºANO
Com apenas oito anos foi diagnosticada com cancro da mama
Chrissy Turner pode ser a cidadã mais nova no mundo diagnosticada com a doença.
Chrissy Turner vem de uma família com alguns problemas de saúde. Tanto o pai como a mãe já foram diagnosticados com cancro. A mãe combateu e venceu a doença na cervical e o pai sobreviveu a um linfoma.
PUB
Infelizmente a filha do casal também não escapou. Aos oito anos foi médico com a mãe devido o um alto no peito e o pior confirmou-se: a menina foi diagnosticada com Carcinoma secretor, uma variante do cancro da mama – doença muito rara que afeta uma pessoa num milhão, ao que reporta o britânico The Sun.
“Fiquei desfeita ao ouvir a notícia. É um combate diário esta preocupação com a minha família. Primeiro com o meu marido e agora com a minha filha. Ela foi a nossa ‘terapeuta’ enquanto estivemos os dois a fazer quimioterapia. Era ela que nos fazia rir e seguir em frente”, contou a mãe de Chrissy à rede ABC.
A família criou, no entanto, uma página de apoio a Chrissy, que pode ser vistaaqui.
Os tumores malignos surgem porque há uma desregulação. Temos mecanismos muito finos de regulação nos nossos tecidos normais. Nos tumores malignos é quase tudo igual ao normal, excepto que “aquilo” não pára de crescer porque as células dividem-se e não morrem. A razão para termos a forma humana que nos caracteriza é termos uma fase em que os tecidos proliferam e crescem; depois deixam de crescer e diferenciam-se. O normal é os nossos tecidos crescerem até encontrar o outro tecido com o qual vão estabelecer uma fronteira estável. Nos tumores malignos, isto não se passa.
Os cancros são o resultado de uma interacção muito complexa entre agressões ambientais (tabaco, infecções, dietas desadequadas, etc.) e susceptibilidade genética. Desta interacção resultam alterações genéticas que se vão acumulando nas gerações sucessivas de células neoplásicas (passam das células-mães para as células-filhas), dando-lhes maior capacidade para proliferar e sobreviver.