top of page
Terremoto na região do Alasca provoca alerta local de tsunami

Um alerta local de tsunami foi emitido depois que um terremoto de magnitude 8,0 atingiu nesta segunda-feira a região das ilhas Aleutian, no Alasca, no oceano Pacífico, afirmaram o Serviço Geológico dos Estados Unidos e o Centro Nacional de Alertas de Tsunami.

O alerta cobre as áreas costeiras do Alasca, de Nikolsko até Attu, de acordo com o centro, acrescentando que o nível de perigo de tsunami estava sendo avaliado para as costas dos Estados Unidos e do Canadá.

O terremoto ocorreu a cerca de 23 quilômetros a sudeste da ilha Little Sitkin, no Alasca, a uma profundidade de 114 quilômetros, afirmou o centro geológico norte-americano.

Fonte:http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/terremoto-na-regiao-do-alasca-provoca-alerta-local-de-tsunami

Um tsunami pode ser gerado quando os limites de placas tectônicas convergentes ou destrutivas movem-se abruptamente e deslocam verticalmente a água sobrejacente. É muito improvável que esses movimentos podem formar-se em limites divergentes (construtivo) ou conservativos das placas tectônicas. Isso ocorre porque esses limites em geral não perturbam o deslocamento vertical da coluna de água. Sismos relacionados a zona de subducção geram a maioria dos tsunamis.

Tsunamis têm uma pequena amplitude (altura da onda) em alto mar e um comprimento de onda muito longo (muitas vezes centenas de quilômetros de comprimento), sendo por isso que geralmente passam despercebidos no mar, formando apenas uma ligeira ondulação de normalmente cerca de 300 milímetros (12 polegadas) acima do normal superfície do mar. Eles crescem em altura quando atingem águas mais rasas, em um processo de empolamento da onda descrito abaixo. Um tsunami pode ocorrer em qualquer estado de maré e até mesmo na maré baixa ainda pode inundar áreas costeiras.

bottom of page