BIOLOGIA E GEOLOGIA
11ºANO
Visita de estudo
No dia 5 de fevereiro, pela parte da tarde foi realizada uma visita de estudo à Pedreira da Malhadinha, proposto pelos professores: Prof. Sílvio Jesus e Prof.Engenheiro José Carlos Gonçalves que teve como objetivo:
-
Identificar os Recursos Geológicos da Região Autónoma da Madera (RMA);
-
Conhecer os trabalhos desenvolvidos na exploração dos recursos geológicos;
-
Conpreender a importância da exploração dos recursosgeológicos da RAM.
A Pedreira da Malhadilha, que se situa na Ponta do Sol onde a empresa Ecobasalto, iniciou a sua actividade em Outubro de 2005, no sector da transformação e comercialização de basalto.
O Basalto Malhadinha, já conhecido comercialmente pela sua utilização em pavimentos e revestimentos, pode ser transformado numa ampla variedade de produtos para diferentes formas e aplicações. Através do corte e selecção diferenciada das peças, a sua aplicação pode ser realizada em qualquer ambiente ou superfície.
Por ser um dos materiais mais resistentes ao desgaste e rupturas, o Basalto Malhadinha é indicado como a pedra mais adequada para pavimentos e revestimentos tanto no interior como no exterior.
"Basalto malhadinha,a escolha natural"
A empresa Ecobasalto dispõe de funcionários e equipamentos especializados em instalações modernizadas, para dar resposta às exigências dos clientes e possibilitar uma redução nos custos de produção.
O Grupo Madeira Inerte é composto pelas seguintes empresas: Madeira Inerte, Ecobasalto e Corte Pedra.
Durante a visita foi possivel compreender melhor os conceitos em termos de geologia.Depois da separação de alunos em 2 grupos, foi feita uma brete introdução sobre o tipo de rocha que é usada, sendo este o basalto.
O basalto é uma rocha magmática eruptiva, de granulação fina, afanítica, isto é, os cristais não são vistos à vista desarmada, podendo, ainda, conter grandes quantidades ou ser constituído integralmente de vidro (material amorfo). Esta rocha é constituída principalmente de plagioclásio e piroxênio e, em muitos casos, de olivina. Como minerais acessórios encontram-se, principalmente, óxidos de ferro e titânio. A rocha basáltica geralmente possui cor escura acentuada (rocha máfica), sendo muito explorada para a construção civil.
As pedras usadas são provenientes da Pedreira da Malhadinha (Madeira Inerte) e sujeitas a um rigoroso processo de selecção. O Basalto Malhadinha tem características fisico-mecânicas especificas e para uma melhor produção desta rocha para pavimentos, muros, britas... é feita a peneiração, onde foi demonstrado o seu processo.
A peneiração é uma operação unitária, que consiste na separação de partículas
sólidas em frações de granulometria diferente, por passagem através de peneiros
ou crivos.
Pode assim separar-se por exemplo grãos maiores de outros mais pequenos, com
o auxílio de uma peneira (conhecido também como tamis).
Os grãos maiores ficam retidos na peneira e os menores passam pela malha. Na
figura ao lado mostra-se como é possível separar os grãos de açucar maiores de
outros mais pequenos.
Outro exemplo de mistura onde se deve usar a peneiração é numa mistura de areia
fina e areia grossa.
A peneiração pode ser mecânica ou manual. Para a peneiração mecânica usa-se
um peneiro mecânico. Os peneiros mecânicos são constituídos por um conjunto de
redes metálicas, em que os orifícios apresentam aberturas de diferentes tamanhos,
sendo os de cima aqueles que têm maior abertura e os de baixo os mais estreitos.
A mistura é colocada em cima, o aparelho inicia a vibração e os sólidos
distribuem-se pelos vários patamares de acordo com a sua granulometria.
Depois foi desenvoltido o conceito de rochas em termos do Granito.
O Granito é uma rocha formada por um conjunto de minerais, todavia sua composição é basicamente a seguinte: Quartzo, um mineral incolor; o Feldspato(ortoclase, sanidina e microclina), responsável pela variedade de cores, dentre elas: avermelhada, rosada e creme-acinzentada; e a Mica (biotite e moscovite), que confere o brilho à rocha.As cores de granito mais encontradas na natureza são as de tons cinzento e avermelhado, contudo encontram-se nas cores: branco, preto, azul, verde, amarelo e marrom. Além disso, os granitos podem apresentar minerais como: anfíbolas (hornblenda), piroxenas (augite e hiperstena), olivina, zircão, dentre outros.
No granito foi possivel ver um cristal de biotite.
É formada principalmente por processos magmáticos hidrotermais e metamórficos, exibindo evidências de mudanças composicionais como a variação da temperatura, pressão e composição litológica. Normalmente são encontradas amostras de biotitas em rochas sieníticas, granitos, veios pegmatíticos, gnaisses e rochas metamórficas em geral.
Devido a algumas características como, por exemplo, sua excelente clivagem placóide a biotita se rompe facilmente em finas lâminas flexíveis, pode ser também facilmente alterada pelo intemperismo químico em climas úmidos e quentes, dando origem a argilas que normalmente adquirem coloração especificas variando em tons de vermelho e amarelo devido à presença de quantidades variáveis de ferro e do estado de oxidação.
A biotite consoante a mudança de posição no microscópio, este passa de maxima luz para uma mínima de 90 a 90 graus, sendo esta uma propriedade chamada de pleocroísmo. Pleocroísmo, em mineralogia, significa a propriedade física de certassubstâncias cristalinas, em absorver os vários comprimen-tos da luz do espectro luminoso, o que as faz terem coresdistintas, dependendo da direção em que são observadas.
Ao microscópio foi observada a sua composição como também a clivagem que mostram a estrutura cristalina.
O cristal de Biotite é composto pela biotite em si, plageoclases,zincão e olho de tigre.
A segunda parte da visita foi as áreas de produção em si, nomeadamente na fraturação uniforme para o direfente tipo de uso.Aqui foi necessário utilizar um capacete e um colete refletor para a nossa proteção.
Depois prosseguiouse para uma caminhada, onde se falou na produção do basalto.
Pedreira da Malhadinha
FIG.3-Granito
FIG.4-Constituição do Granito-Biotite, Zircão,Olho de tigre, Plageoclase
VIDEO 1-Pleocróismo
FIG.5-Corte de grandes pedras de basalto em menores com uma estrutura semelhante
FIG.7-9-máquinas de fabrico do basalto
FIG.6-Observação de diferentes materiais para diferentes tipos de fabrico
FIG.8-Máquina de fabrico de basalto
FIG.10-11-cantaria riga
FIG.2-Peneira
FIG.1- Diferentes tamanhos de basalto para diversos fins